Aconteceu, entre os dias 3 e 6 de setembro de 2012, a 12ª edição da Conferência Fiel em Portugal.
Este ano contamos com a presença dos preletores:
- Tedd Tripp, autor dos livros "Pastoreando o Coração da Criança" e "Instruindo o Coração da Criança", este último com a esposa Margy Tripp, que também esteve presente na Conferência, além da reedição da obra do Pr. Gardner Spring (sec XIX) "Dicas para Pais", onde acrescenta seus comentários.
- Jaime Marcelino, pastor da Igreja Presbiteriana Cidade Nova em Manaus, conferencista e fundador da Conferência "Encontros da Fé Reformada";
- Manuel Alexandre Júnior, pastor da Igreja Baptista da Amadora (Lisboa), professor catedrático da Universidade de Lisboa;
- Zane Pratt, diretor da Escola de Missões do Seminário Batista do Sul dos Estados Unidos;
- Martha Peace, desenvolve seu ministério de aconselhamento bíblico e ministra estudos para senhoras, tanto na igreja que congrega nos EUA quanto em vários seminários e conferências. É autora dos livros "Esposa Excelente" e "Mulheres em Apuros".
O tema geral da Conferência foi "Igreja; Família de Deus", com ênfase aos assuntos relacionados à família cristã, tais como educação de filhos, relacionamento entre cônjuges, relacionamento da família com a igreja, papel da esposa, perdão, etc…
Muitas novidades marcaram a conferência deste ano. Entre as principais destacamos a presença do Pr. Manuel Alexandre Jr., que deu uma palestra inicial, para abertura do evento, onde fez uma riquíssima análise da carta de Paulo aos Efésios, à luz do tema igreja como família de Deus.
Outra novidade foi a realização de um seminário específico para mulheres, que aconteceu em paralelo, com a irmã Martha Peace. Durante uma das sessões da manhã e noutra à tarde, as irmãs separavam-se para acompanhar as palestras formuladas especialmente para elas, nos temas "Esposa Excelente" e "Sentimentos Feridos". Na quarta-feira à tarde, foi oferecida uma "tarde especial", com três mini-palestras, entrecortadas com um chá-da-tarde e momentos de interação entre a autora e as participantes.
Mas a maior de todas foi mesmo a mudança de local. Desde a primeira conferência até o ano passado, o evento decorreu no Acampamento Baptista, que fica em Água de Madeiros, uma praia que fica próximo a Marinha Grande, em Leiria, distante de Lisboa aproximadamente 160km. Neste ano, por conta de uma dificuldade com a data, foi necessário providenciar um novo local. Decidimos então usar as dependências do Seminário Torre D'Aguilha, uma instituição católica, que nos últimos anos abriu suas dependências para locação e tem sido usada por muitos grupos, inclusive evangélicos. Recebemos de todos os participantes um feed-back bastante positivo quanto à esta novidade, o que nos trouxe grande alívio diante da tensão inicial de uma mudança tão grande. De fato, o local é bastante agradável e as instalações são muito boas, com acomodações confortáveis em quartos duplos com suite, além das boas salas de reunião de vários tamanhos à disposição.
Uma dos benefícios foi a localização. O Seminário fica a apenas 15km de Lisboa. Isso facilitou muito a presença dos irmãos da capital e do sul do país.
Acreditamos que a soma de todos esses elementos, quais sejam, um tema mais abrangente, seminário para mulheres, nova localização e uma melhor divulgação, fizeram aumentar o número médio de participantes de 60 - 70, para 120 - 130. Tivemos uma participação de crianças na média de 25 (ano passado foram 10).
Estamos agradecidos ao Senhor por tão expressivo crescimento.
Nossa oração é que a Conferência tenha sido útil para a Igreja Evangélica em Portugal. Que as palestras e workshops ministrados naqueles dias possam servir para o crescimento, fortalecimento e edificação, não apenas dos pastores e seminaristas, mas de todos os crentes que estiveram presentes, alguns todos os dias, outros em dias alternados. Que a Fiel continue sendo um terreno onde evangélicos de todas as denominações possam andar sem temor, sabendo que vão conhecer mais e melhor o nosso Deus e a sã doutrina contida nas Escrituras.
Continue orando pela situação difícil pela qual passa Portugal, não só financeira e politicamente, como espiritualmente também. Que a luz do Senhor possa brilhar mais nesta terra tão árida para o Evangelho.
Martha Peace e a tradutora Elisa Rodrigues
Pr. Manuel Alexandre Junior
Zane Pratt e o tradutor Nuno Pinheiro
Pr. Jaime Marcelino
Tedd Tripp e o tradutor José Henrique
Rick Denham, presidente da Missão Evangélica Literária (Editora Fiel)
Alberto Felipe, membro da equipe Fiel
Voluntários Paulo Mussi (Livraria) e Claudia Mussi (Recepção).
Rosilene (e as filhas) no trabalho com as crianças.
Workshop para mulheres
ÚLTIMA JORNADA ANTES DA CONFERÊNCIA
21 Sep 2012
No propósito de visitar igrejas para divulgar a Conferência e o ministério da Fiel, seguimos, desde a última postagem, visitando a Igreja Baptista da Ramada (Pr. Tiago Bugalho), no dia 29 de julho; a 3ª Igreja Baptista de Lisboa (Pr. Joed e Pr. Santos), no dia 5 de agosto; a Igreja Presbiteriana de Cristo, em Campo de Ourique (Lisboa - Pr. Glenn) e a Igreja Evangélica de Carnaxide (Pr. Marcos Mas), ambas no dia 12 de agosto e a Igreja Evangélica de Santo André (Alentejo) e Igreja Evangelica de Vila Nova de Milfontes (ambas Pr. Aroldo Alves) no dia 19 de agosto.
Em todas elas levamos livros com descontos, pregamos a Palavra do Senhor e convidamos os irmãos para a Conferência.
Livros em Portugal
A frase "livros com descontos" pode parecer simples, especialmente quando na nossa vizinhança, ou mesmo na nossa cidade, podemos contar com uma Livraria Evangélica, mas para a maioria das igrejas que visitamos neste primeiro semestre, não há uma livraria num raio de quilômetros. Na verdade, em todo o país, há apenas 3 livrarias evangélicas conhecidas (duas em Lisboa e uma em Coimbra). Já houveram mais, porém, com a crise, muitas empresas estão fechando as portas.
No final de julho tivemos a alegria de receber um pequeno carregamento de livros. Contamos com a preciosa ajuda do irmão Ronaldo Pernambuco que facilitou bastante as coisas, como o contato com a Lufthansa, que nos ofereceu um preço especial no frete, e com a trade, que ofereceu os serviços gratuitamente. Isso ajudou a diminuir o nosso custo, para podermos oferecer os descontos que oferecemos nos nossos livros aqui em Portugal. Agradecemos aos outros irmãos que também ajudaram, como o pessoal de vendas e expedição do escritório da Fiel, alguns irmãos da Nutra, em São Paulo e a família Mussi aqui em Portugal, que me deu grande ajuda com o transporte das caixas.