Para uma família brasileira, esta frase faz bastante efeito. Desde que aqui chegamos, vindos do verão do Brasil, e fomos “batizados” com o frio de Lisboa, a chegada do verão é bastante confortadora. É também mais uma fase do nosso “assentamento” cultural, observar a mudança no comportamento das pessoas nestes dias do ano.
Jornada
Nossa jornada continua com visitas a igrejas e eventos, pregando a Palavra do Senhor, expondo os livros, anunciando e convidando os irmãos para a 12ª Conferência Fiel em Portugal, ajudando na tarefa de fazer o ministério da Fiel mais conhecido entre os portugueses.
No dia 10 de junho voltamos ao sul do país, agora na pequena cidade de Aljezur, onde conhecemos a Igreja Assembléia de Deus, pastoreada pelo irmão Wallace dos Anjos.
No sábado seguinte, dia 16, participamos de uma miniconferência para homens, organizada por irmãos da ABEM (Associação dos Baptistas para o Evangelismo Mundial). No domingo, dia 17, estivemos na Igreja Evangélica do Seixal, com o Pr. Paulo Nunes, conhecido de nossas conferências.
Dia 21/06 aconteceu o encerramento da Escola Móvel do IBP aqui na igreja do Alto do Moinho. No dia 24 de junho, maratona dupla: Pela manhã, pregação na Primeira Igreja Baptista de Lisboa, onde fomos recebidos com muito apreço e carinho pelo Pr. Celestino Oliveira. À tarde, visita à 2ª Igreja Baptista do Barreiro, Pr. Samuel Trancoso, outro conhecedor do ministério da Fiel.
No dia 08 de julho, visitamos a Igreja Evangélica Baptista de Odivelas, Pr. Marcone Lau.
No dia 15 de julho, viajamos ao norte do país para visitar, na cidade de Braga, a Igreja Evangélica Missionária, onde conhecemos o Pr. João Vieira. À tarde, na volta, paramos na cidade de Vila Nova de Gaia para visitar a Primeira Igreja Evangélica Baptista, pastoreada pelo Pr. Ludgero Coelho, outro velho conhecido.
Por fim, na semana passada, estivemos visitando e conhecendo a Igreja Evangélica Baptista da Amadora, onde serve o Pr. Manuel Alexandre Jr.
Alguns destaques destas jornadas:
- Assembléia de Deus - Os irmãos tem se mostrado como um povo que tem se despertado para a leitura. Nessa segunda experiência de estar em uma igreja Assembléia de Deus pudemos comprovar o grande interesse pela pregação reformada e pela literatura da Fiel exposta na igreja.
- A visita ao norte, na cidade de Braga, nos revelou a simpatia do Pr. João Vieira e sua esposa, que nos receberam em sua casa no sábado com muito carinho. Boa mesa, regada a muitas histórias de quando ele era vendedor ambulante de Bíblias, numa época de perseguição e dificuldades, há muitos anos atrás. Só como exemplo, contou-nos uma história de que o padre de uma determinada cidade propôs comprar todas as bíblias que ele tinha. O propósito não era outro senão o de queimar todas as “bíblias heréticas dos protestantes”. Não conseguindo, comprou pelo menos uma e a queimou em praça pública, em forma de protesto. Foi muito encorajador ouvir testemunhos de alguém que abdicou de uma boa carreira profissional para se dedicar ao espalhar da Palavra de Deus.
- Nesta viagem, o irmão Jorge Espinhal acompanhou-me. Ele é um dos diáconos da Igreja do Alto do Moinho, onde congregamos. Tivemos um ótimo tempo de viagem juntos, compartilhando experiências, lutas e vitórias. O irmão Jorge, assim como muitos outros irmãos aqui em Portugal, tem enfrentado dificuldades em relação ao seu emprego, devido à instabilidade pela qual o país atravessa. Muitas empresas estão fechando as portas num cenário bastante desanimador. Muitas outras, como a que ele trabalha, diminuíram drasticamente seu ritmo de atividades. Todo esse horizonte tem deixado nosso irmão triste, e não só ele, mas muitos outros pais de família, preocupados com o sustento de sua casa. Oremos para que a situação econômica possa se estabilizar e as empresas voltem a produzir, para que os cidadãos não vejam seu sustento ameaçado.
"Pit Stop"
No final do mês de junho fui obrigado a fazer uma parada, por causa de uma pequena cirurgia para retirada do apêndice. Apenas um susto e um alerta para não correr tanto. Graças a Deus estou bem recuperado, sem dores. É difícil ficar parado com tanto a fazer, mas as vezes é necessário. Agradecemos aos irmãos que intercederam pela minha saúde e recuperação. O Senhor ouviu nossas orações.
Mês especial
Este mês de julho é especial para nós. Dos cinco membros da família, três fazem aniversário: A Rosilene (dia 5), eu (dia 6) e a Raíssa (dia 17). Recebemos muitas manifestações de carinho e apreço não só do Brasil como daqui de Portugal também. No dia do aniversário da Rose, tivemos uma noite especial. Recebemos a visita do jovem casal Carlos Henrique e Fernanda, que estavam voltando ao Brasil, vindos da Noruega, e, numa escala em Lisboa, fizeram contato conosco para jantarmos juntos. Essa é uma daquelas doces lembranças que não deixarão nossa memória.
Gratidão
Mais uma vez aproveitamos para agradecer a todos os mantenedores fiéis, pessoas e igrejas que tem enviado suas ofertas para nossa manutenção aqui em Portugal. Deus os recompense. Continuem orando por nós e pela expansão do ministério da Fiel em terras lusitanas, com a certeza de que, cada livro que é oferecido, cada visita ao site, cada novo participante da Conferência é mais um passo para que o povo desta terra conheça mais e melhor o Senhor Jesus, através da boa doutrina da graça, verdadeiro porto seguro neste mar de tantas confusões teológicas.
Em Cristo,
Edvanio, Rosilene, Raíssa, Maria e Vinícius
“Sempre que me lembro de ti em minhas orações, dou graças ao meu Deus, pois tenho ouvido do amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos." Filemon 1:4-5