Começos... Jornada em 2010

Quarta, dia 2 - 6h40 da manhã, chego no Aeroporto de Lisboa após uma viagem "tranquila" no vôo 198 da TAP. É certo que não é nada tranquilo ficar 10 horas dentro de um avião, mas graças a Deus tudo correu bem.
Após a chegada, a tradicional espera de mais de uma hora pela liberação total no Aeroporto (após passar pela imigração e pela alfândega). Lá fora estava o Pr José Henrique Rodrigues a me esperar.
Fomos para sua casa que fica no Alto do Moinho, em Corroios, do outro lado da ponte 25 de abril, uma das duas pontes que cortam o Rio Tejo e levam para a margem sul de Lisboa.
O amor com que fui recebido aqui na casa desse irmão, sua esposa Elisa e seu filho Samuel chega a ser constrangedor. Sinto-me absolutamente em casa, no meio dos irmãos.
Esse é o dia para descansar da viagem e tentar acompanhar o fuso. Nesta época do ano, o horário de verão aumenta para 4 horas (a mais) a diferença em relação ao Brasil.

Quinta, dia 3 - Assim como no Brasil, feriado. Ainda assim, os alunos de uma extensão do Instituto Bíblico Português (aprox. 15 alunos) resolveram manter suas aulas, visto que as mesmas só acontecem nas quintas-feiras e na próxima seria também feriado por aqui (Dia na Camões e da Nacionalidade). Não é só no Brasil esse monte de feriados...
Foi a primeira experiência apresentando a Editora Fiel. Um bom teste. Uma boa recepção.
Sexta, dia 4 - Fui visitar a CEBAPES (Livraria dos Batistas), no centro de Lisboa, numa reunião com Pr. Mário Jorge, seu diretor. Discutimos as bases de uma cooperação de distribuição de livros em Portugal e os detalhes do recebimento de uma primeira carga de livros enviadas por navio, que tem previsão de chegada para o dia 10 ou 15. Novamente uma ótima reunião com grandes perspectivas de melhorar o serviço de venda e distribuição da literatura da Editora Fiel, inaugurando a Loja OnLine com preços bem mais baixos do que os que são praticados atualmente e mantendo esses mesmos preços para venda na loja física da Cebapes.
Voltei de trem ('comboio' aqui). Que experiência! Os trens são enormes, de dois andares. Lotados! Era hora de pico (sim, Portugal também tem).

A noite, primeira experiência de pregação. Reunião de oração, às 21h, no Alto do Moinho. Graças a Deus pela sua palavra, apesar do pregador!
(Olha lá o logo da Igreja Batista no Parque !...)

Sábado, dia 5
- Aconteceu um fato inédito para a história dos evangélicos daqui: a inauguração de um 'Monumento à Bíblia'. Houve uma rápida cerimônia pública, ao ar livre, seguida de um Fórum sobre a Bíblia (http://www.monumentoabiblia.net/). Foi uma ocasião interessante, onde aproveitei para distribuir alguns 'desdobráveis' (folders) da Conferência Fiel em Portugal (http://editorafiel.com.br/portugal).

Domingo, dia 6 - Hoje foi o dia de conhecer o Pr Marcone, brasileiro, pastor da Igreja Evangelica Baptista de Odivelas. Fui convidado para pregar no culto das 10h da manhã, o único da igreja no domingo. Uma igreja média, de aproximadamente 30 membros, conta com uma boa estrutura e tem uma peculiaridade relativamente incomum em Portugal que é a de sustentar seu pastor integralmente. Jovem, mineiro, há quase 10 anos em Portugal, casado a sete com a portuguesa Ana, ajudante fiel no ministério nos fins de semana, enquanto trabalha secularmente durante a semana (sim, a vida aqui é dura, especialmente nesses tempos de crise!...).
Mais uma vez, uma maravilhosa experiência de pregar a Palavra para os irmãos.

Almoçamos e já tínhamos de correr, pois deveria estar às 16h para mais um compromisso de pregação, desta vez no culto principal da Igreja Evangelica Baptista do Alto do Moinho.

Agradeço a Deus pelas ricas oportunidades de servir aos irmãos portugueses com a pregação da Palavra. Tenho tão somente repassado o que recebi na minha querida Igreja Batista no Parque Industrial, além, é claro, de toda convivência com material editado e disponibilizado pela Fiel. Os dias são intensos e a dificuldade de entrar no fuso horário é tamanha. Nessa época, o sol se põe lá para as 9 da noite... não é fácil. Mas tem sido uma grande experiência.
Continue andando comigo. No próximo 'post' teremos mais novidades. Ore por pela igreja do Senhor em Portugal.