Acampamentos do Palhal

Acampamento 4ª Semana

Esse ano, pela graça de Deus, tive a oportunidade de participar novamente no acampamento do Palhal. Participei da 4ª semana (17 anos ou mais) entre os dias 5 e 11 de Agosto e o tema foi "Radicalmente Transformador", tendo como preletores o Jónatas Duarte (sendo que ele e a sua esposa Débora também foram os diretores da semana), da igreja dos irmãos no Silveiro (Aveiro), e o Daniel Silva, da igreja dos irmãos em Eiras (Coimbra).
Ano passado já tinha tido uma experiência muito boa no acampamento, sendo que o meu pai foi um dos preletores (Leia o post aqui!). O grupo desse ano foi um pouco maior e mais uma vez foi uma semana muito proveitosa, onde fomos edificados e onde amizades foram fortificadas.

Foto Oficial

Jónatas, Débora, João e Tiago. 
O Jónatas Duarte nas suas palestras começou por mostrar a diferença entre o pecado do homem e a santidade de Deus, realçando a nossa impossibilidade de chegarmos até Ele. Ele queria nos mostrar que a noção do amor de Deus é muito pequena enquanto não compreendermos daquilo que estamos a ser salvos, citando a seguinte frase de Thomas Watson: "Enquanto o pecado não for amargo, Cristo não será doce".
Na próxima palestra ele apresentou a solução, que é Jesus, mostrando que a fonte da salvação é a graça de Deus, e a base dessa mesma salvação é Cristo e a Sua cruz.
Na terceira palestra o Jónatas discorreu sobre o tema "O Evangelho e Eu", mostrando como o Evangelho muda tudo em nossas vidas e nos faz sentir verdadeiramente completos. Ele também nos mostrou a necessidade do Evangelho operar no nosso coração para que seja Cristo a viver em nós.
Na quarta palestra o tema foi "O Evangelho e os outros - perdão". Aprendemos que a nossa incapacidade de perdoar destrói a glória de Deus, destrói os nossos relacionamentos e destrói a nós próprios. Então temos que oferecer perdão com reconciliação porque o próprio Evangelho nos capacita a perdoar.
A penúltima palestra abordou "O Evangelho e os outros - evangelização", onde fomos incentivados a testemunhar com transparência, simplicidade e bravura.
E na última palestra o Jónatas nos encorajou a não nos afastarmos da esperança do Evangelho, a crescermos no conhecimento de quem Deus é, aumentando a percepção da Sua santidade e do pecado do homem, fazendo com que o valor do sacrifício de Jesus na cruz também aumente.

Daniel, Sara, Filipe e Raquel
Já o Daniel Silva abordou o tema "Aceitando o Desafio", nos ensinando que a Palavra de Deus muitas vezes "afeta" a nossa zona de conforto, nos desafia a sair dela, porque ela nos deixa conformados com as situações erradas que acontecem ao nosso redor. Ele também em todas as suas palestras salientou que a limitação do homem é a oportunidade do Deus ilimitado atuar.
Foram palestras muito edificantes, centradas na palavra de Deus, que nos mostraram o quanto nós necessitamos de Sua graça, e encheram o nosso coração de gratidão pelo sacrifício pago na cruz.
O aspecto mais marcante dos acampamentos do Palhal é que a palavra de Deus está no centro de tudo o que fazemos. Todos ali desejam conhecer mais o Senhor e viver uma vida que glorifica a Ele. Então saímos dali motivados a viver Cristo no nosso dia a dia, sabendo que não estamos sozinhos nessa caminhada.
O famoso rio do Palhal e uma das reuniões da manhã


Acampamento Familiar

Alem de participar na 4ª semana do Palhal, toda a nossa família participou pela primeira vez no Acampamento Familiar. Também tivemos o privilégio de termos o Josh (noivo da Raíssa) connosco, já que ele veio passar o mês de Agosto aqui em Portugal. Junto com a nossa família também levamos a família do Ricardo e da Rute, irmãos muito queridos nossos, que participaram pela primeira vez em um acampamento do Palhal.
Essa semana é especificamente feita para famílias, independente da idade dos filhos ou dos pais. As famílias dormem em tendas, e nos tempos de convívio ou de jogos todos participam, desde os mais novos até os mais velhos. A comunhão está sempre presente, assim como a correria das crianças. É uma semana em que os casais mais novos podem aprender com os mais velhos e as mães de "primeira viagem" podem aprender com aquelas que tem mais filhos. 
Foto Oficial
Meu pai foi um dos pregadores junto com o Hélder Soares, da igreja Evangélica dos irmãos em Aveiro. O irmão Hélder falou sobre a "Fé e a Cultura", desafiando os irmãos a não se acomodarem a cultura em que estão inseridos. Para isso ele usou diferentes personagens da Bíblia e através dos seus exemplos aprendemos mais sobre esse tema. O meu pai falou sobre "Família e Cosmovisão Cristã", focando especialmente na criação de filhos. O tempo das paletras foi muito edificante, assim como o tempo de perguntas e respostas, que mostrou o interesse e a atenção de todos os participantes.
Eu, minha mãe, a Raíssa e o Josh estivemos trabalhando com as crianças até os 10 anos, possibilitando os pais de assistirem as palestras da manhã e da noite. As crianças eram interessadas e obedientes, e aprenderam sobre as diferentes famílias da bíblia. Também ensinamos músicas novas que até os mais pequenos aprenderam e ainda ensinaram aos pais.
Abaixo seguem algumas fotos e um pequeno vídeo que explica melhor ainda, dessa vez pelas palavras do meu pai, como foi a semana:


Grupo de crianças: Raíssa dando uma das lições e as crianças fazendo atividades
Clique nas fotos para ampliar!
Tendas onde as famílias dormiam, uma visão muito característica da semana familiar
Reunião da noite
Nossa família!