Úlimos dias

Sexta, dia 18

Viagem de carro de Lisboa até a região Norte do país, para a cidade de Braga. Se considerar a saída que fiz da região do Algarve (Sul) até a chegada no Porto (Norte), são mais de 700 km de distância. Lá fui recebido pelo Pr. Mauro, da Igreja Evangélica Baptista de Braga. Igreja bem estruturada, onde funciona a Fundação Bomfim (http://www.bomfim.org/), um trabalho de apoio social muito grande, fundado há 17 anos, que tem cerca de 120 funcionários! Ao redor da mesa, pude ouvir muitas histórias dele e da esposa sobre a chegada em Portugal há pouco mais de dez anos. Experiências de vida, às vezes duras, muito marcantes de brasileiros que saíram de seu lugar rumo a uma terra distante para servir ao Senhor e à Sua Igreja. À noite, em uma das dependências da igreja, reunião com um grupo de pastores e líderes que ouviram atentamente sobre os planos da Fiel. De lá ouvi menções de apoio não só da igreja como também da Fundação.

Lá estava o Pr. Ludgero Coelho (na foto acima o que está no centro da foto, de frente), da cidade vizinha de Vila Nova de Gaia. Ao final da reunião, sou levado por esse irmão para a casa do irmão Roger Clemente, onde passei a noite. Como brasileiros do Nordeste, Roger e a esposa mostraram muito calor humano em sua acolhida, especialmente pela comida tipicamente nordestina que me foi servida naquela noite.

Sábado, dia 19

Reunião na Igreja Baptista das Antas, uma localidade da histórica cidade do Porto. Lá conheci o Pr. Narciso Braga, outro brasileiro com bastante experiência em Portugal e também nas Ilhas dos Açores, onde pastoreou uma igreja. Lá estavam alguns membros e irmãos de outras igrejas num pequeno grupo. Reunião mais participativa, com várias intervenções bastante positivas, onde os projetos ficaram mais explicitamente colocados. Foi bom ver que todos entenderam bem os projetos da Fiel com relação a Portugal e que a receptividade foi muito boa também. Destaca-se a participação de um irmão português que manifestava sua preocupação a respeito do futuro. Dizia ele que se fosse depender da venda de livros, a Fiel não iria subsistir em Portugal. Pude então explicar que o propósito era maior do que apenas a venda de livros e que sabíamos que o recurso advindo da venda destes ajudaria a manter apenas uma parte das despesas. Sabemos das dificuldades de abrir uma representação em Portugal por causa da grande diferença de nossas moedas. Sabemos que o mercado editorial evangélico português é muito pequeno e, de fato, não mantém sequer uma livraria aberta, se não houver apoio e parceria financeira de outras instituições ou igrejas interessadas no projeto. Este, portanto, não é nem de longe um projeto financeiro, e sim um projeto missionário! Sabemos que, se for da vontade de Deus que nos instalemos em Portugal, Ele mesmo nos dará as condições necessárias, através de seus filhos, instituições e Igrejas que conhecem a sã doutrina e o trabalho sério que a Fiel tem desenvolvido por batalhar pela fé que foi entregue aos santos. Deus proverá!

Após a reunião foi oferecido um lanche em mais uma demonstração de carinho por parte da igreja. Após a programação, Pr. Macaia leva-me de volta para casa, antes dando uma voltinha pela cidade do Porto. Parece Itália! Tudo é muito bonito...

A ponte sobre o Rio D'Ouro (foto abaixo). Até bem pouco tempo, este era o maior arco da Europa.

Interessante esse gigantesco monumento suspenso, que lembra uma rede de pescadores.

Fachada da primeira Igreja Batista do Porto, uma réplica do Tabernáculo Batista de Londres.

Domingo, dia 20

Culto na 2a. Igreja Baptista do Porto, igreja onde ministra o Pr. Abiniel Macaia (foto abaixo), Angolano de sorriso farto, daquele tipo de pessoa cativante pela simplicidade e simpatia. Dirige o culto trajando um belo 'fato' (terno). Dividiu minha participação em duas partes. Na primeira, falo sobre a Editora Fiel aos irmãos da igreja. Na segunda parte, pregação da Palavra, em Mateus 11, texto recentemente usado pelo Pr. Clodoaldo na IBPI (Igreja Batista Parque Industrial). Aliás, tenho oferecido o que tenho recebido no púlpito da minha igreja. Louvado seja Deus por isso.

À tarde, participação em culto de posse do Pr. Narciso Braga (o pastor da igreja das Antas que nos recebeu no dia anterior), como pastor interino, na Igreja Baptista de Francos, outro bairro da cidade do Porto. Essa igreja estava sem pastor devido ao falecimento do anterior, por motivos de saúde, depois de muitos anos à frente do trabalho. Pregação excelente pelo Pr. Ludgero Coelho sobre a "Igreja do Senhor". Saí alimentado! Após o culto, ainda deu pra ver uns pedaços do jogo do Brasil em um computador conectado à pela internet, com direito a vários tratamentos e uma qualidade não muito boa de imagem (coisa de brasileiros).

À noite, jantar com a família Macaia (Pr. Abiniel Macaia, Dna. Maria, e os filhos Ismael e Emanuel. Ainda há a Miriam que não estava à mesa por motivo de viagem). Mais um daqueles agradáveis momentos ao redor da mesa. Que família maravilhosa!

Segunda, dia 21

Dirijo-me para a cidade de Aveiro, onde fica a sede da Igreja Metodista Wesleyana em Portugal. Reunião com os brasileiros Pr. Mateus Lawrence e o líder, Pr. Oséias Queirós. Este último já esteve em uma conferência no Brasil há muitos anos. Receberam as notícias com entusiasmo. Falaram-me de um Centro de Formação de Líderes da denominação e conversamos sobre possibilidades de parcerias para o futuro. Não sabiam da Conferência em Portugal e comprometeram-se em estar presentes. Palavras de encorajamento para que os planos da Fiel se concretizem. Mais uma boa recepção, graças a Deus!

Quinta, dia 24

Parti para a cidade de Coimbra num rápida viagem de 'comboio' (trem). A essa altura, 24 dias longe de casa, e com um calendário relativamente bem movimentado, já começam a aparecer alguns sinais de cansaço. Fiz uma pequena confusão de horários e acabei chegando atrasado para a reunião mensal que alguns pastores realizam na cidade. Fui recebido pelo Pr. Marcos Amazonas, que me apanhou na estação, de onde fomos diretamente para um restaurante para almoçar. Estavam presentes outros dois pastores, além do representante da CLC (Centro de Literatura Cristã) em Portugal, irmão Carlos Cunha. De lá fui conhecer as instalações da CLC, no centro de Coimbra. Pouco mais tarde chega o Pr. Marcos Amazonas para nos levar até sua casa, para mais um daqueles 'compromissos' em volta da mesa juntamente com sua esposa e os dois filhos (um menino e uma menina).

Acima, fachada da Igreja Baptista de Coimbra. Nas fotos abaixo, vista de um dos parques na área central da cidade de Coimbra.

Sexta, dia 26

Chegada na cidade Leiria, uma pequena cidade situada bem no centro do país, a 150km de Lisboa. Uma curiosidade é que a cidade fica bem perto do acampamento onde acontecem as nossas conferências, mas nunca passamos pelo centro dela, apenas ao largo. Lá fui recebido pelo Pr. Antonio Gonçalves, pastor da Igreja Baptista de Leiria (duas primeiras fotos abaixo), uma igreja centenária, bem estruturada, localizada no centro da cidade. Outra recepção agradável, com o detalhe de caminhar da estação até o prédio da igreja, sem necessidade de colocar as malas em algum carro ou 'carrinha' (van). A cidade é muito agradável. Passeamos um pouco pelo centro.

Havia uma movimentação diferente porque na praça central foi instalado um grande 'ecrã' (tela) para transmissão dos jogos do mundial (aqui não se fala copa do mundo). O esperado jogo entre Brasil e Portugal aconteceria às 3 da tarde. Almoçamos num restaurante típico português, um típico bacalhau com batatas banhado num típico azeite de portugal (absurdamente delicioso!). À tarde vamos à praça assistir o jogo. Já havia uma grande concentração de portugueses e brasileiros, animados por um DJ. Ali ficamos para ver o primeiro tempo, embalados por vuvuzelas e gritos de "Purrrtugal, Purrrtugal" (com o som do 'erre' típico do sul do brasil) e "Eu sou brasileeeeiro, com muito orgulho, com muito amooor". No segundo tempo, fomos para uma entidade social, mantida pela igreja, onde há uma sala de vídeo.

Depois disso, tivemos uma reunião, onde passei para o irmão Antonio Gonçalves os detalhes de nossa visão para Portugal. Ele recebeu as notícias com especial atenção e entusiasmo. Levou-me para conhecer uma casa, que tem na parte de baixo da mesma um pequeno salão, onde acontece uma reunião da igreja, num bairro próximo. Inclusive, ofereceu a casa (parte de cima) para que a Fiel possa utilizar na fase inicial de um possível processo de instalação em Portugal. Fiquei impressionado com a disposição daquele irmão e da sua igreja em apoiar a Fiel de forma prática. Vi como uma resposta de Deus às nossas orações e uma confirmação de que há boas portas de oportunidades para a instalação da Fiel por aqui.

À noite tivemos nossa reunião pública, com a participação de vários pastores e líderes não só da cidade, como de outras cidades próximas. Foi uma das mais representativas reuniões que tive nesse tempo de 'peregrinação'. Destaca-se aqui a presença do Pr. João Nunes, que mora na cidade de Tomar. Pr. João Nunes tem um papel histórico muito importante para nós. Foi ele que organizou as primeiras conferências da Fiel em Portugal. Nos últimos anos tem se afastado por conta de graves problemas de saúde que sua esposa, D. Celeste Nunes tem passado. Temos orado pela saúde de sua esposa de dele também.

Saí de Leiria com uma agradável sensação de estímulo e confirmação da parte de Deus em relação aos nossos planos para o futuro.

Sábado, dia 27

Chego novamente em Lisboa, dessa vez em uma localidade chamada Sete Rios, onde sou recebido pelo Pr. Samuel Quimputo. Nossa reunião se dá à tarde, às 15h30 com um bom grupo de pessoas entre pastores e líderes. Essa reunião teve a colaboração dos pastores Mário Jorge (Baptista) e Manuel Luzia (Presbiteriano), além dos irmãos da igreja que ofereceram um lanche após a mesma. Essa foi a última das reuniões públicas, onde pude passar aos irmãos as novidades que a Fiel tem a oferecer, como é o caso da nova etapa de venda e distribuição de livros. A partir de agora, a Fiel pagará os custos de alfândega e transportes para que os livros cheguem a Portugal livre destes custos. O objetivo é diminuir o preço do livro para o consumidor final. Sabe-se que hoje o livro custa muito caro, exatamente por causa de incidência desses custos. A primeira carga, com aproximadamente 4.000 exemplares, chegará em junho/julho, quando estaremos inaugurando nossa loja on-line, que venderá livros com preços iguais aos do Brasil (naturalmente convertidos em euros).

Domingo, dia 28

Mais uma oportunidade de compartilhar a Palavra do Senhor, desta vez na Igreja Evangélica Baptista em Sete Rios - fotos acima (http://ieb-7rios.blogspot.com/). Mais uma homenagem ao Dia do Pastor. Interessante notar o amor da igreja ao Pr. Samuel Quimputo. Muitas manifestações de carinho por parte dos irmãos para o pastor e por parte do pastor aos irmãos. Fiquei muito à vontade naquele lugar, pois pude perceber genuíno sentimento de amor e colaboração. O contato com o Pr. Samuel também foi muito bom, pois ele é uma daquelas pessoas de fácil trato que nos ajuda a interagir na amizade e nos diálogos fraternais. A pregação fluiu, pela graça do Senhor!

À tarde, pregação na Igreja Cristã Presbiteriana em Telheiras, um bairro de Lisboa (http://igrejatelheiras.no.sapo.pt/). Essa igreja é pastoreada pelo Pr. Manuel Luzia, que não estava na ocasião por conta de outro compromisso. Fui muito bem recebido e acolhido por seus filhos Ismael e Jónatas. À noite, ainda tive a oportunidade de dar uma passadinha na casa do Pr. José Henrique e da irmã Elisa (os que me receberam assim que cheguei em Portugal - foto abaixo) para poder dar-lhes um abraço de despedida, visto que no dia seguinte sairiam para um período de férias. O Ismael conduziu-me até lá.

Segunda, dia 29

Pr. Paulo Mussi me conduz até sua nova 'morada' (endereço) nos Cascais. Aqui sou muito bem recebido pelos demais da família (estão num post anterior). Aqui ficarei até o dia da volta para casa. Tempo para descansar da jornada e atualizar essas informações postadas aqui. Este foi um espaço criado para dar a vocês uma idéia dos deslocamentos e das primeiras impressões desta incrível experiência de mergulhar numa cultura que, apesar de parecer com a nossa, tem suas particularidades e diferenças (grandes em vários aspectos).

Pude visitar muitos espaços, igrejas, associações, institutos e seminários e também de conversar com dezenas de irmãos, ouvir de suas experiências (tanto de brasileiros como de portugueses). Visitei muitos lares de diferentes lugares do país, diferentes situações de vida. Tive oportunidades muito ricas de pregar a Palavra entre os irmãos. Participar de alguns cultos. Estive à mesa em outras tantas experiências de comunhão. Ouvi muitas histórias…

Tudo isso foi muito enriquecedor e deu-me uma boa visão panorâmica a respeito da situação da igreja evangélica em Portugal e das possibilidades de trabalho da Fiel nesta terra. Esta etapa foi cumprida, graças ao nosso bom Deus!

A próxima etapa será a Conferência Fiel em Portugal (http://editorafiel.com.br/portugal/). Depois disso, vamos aguardar o que Deus tem para o futuro, nessa relação Fiel x Portugal.

Ajude-nos em oração para que possamos oferecer um bom serviço à igreja do Senhor que se reúne nessa terra.