Visita a Guiné-Bissau - Julho/2017

Dentro das ações de preparação da 2ª Conferência Fiel em Guiné-Bissau, retornei ao país no início de julho, para dar seguimento aos preparativos, levar o material de divulgação, os ingressos, mais livros para a Livraria Sperança, que também servirá para abastecer a livraria da Conferência Fiel, e também para me reunir com a liderança local para dar seguimento aos trabalhos de organização e divulgação.
Depois do êxito da primeira Conferência em Bissau (você pode ler o post aqui), quando disponibilizamos 150 ingressos numa primeira experiência, sem saber se haveria adesão à proposta de realização de uma conferência teológica para a liderança evangélica, recebemos o feedback de que muitas pessoas procuraram lugar mas não puderam participar porque já estava lotado.
Com base nessa informação, para este ano alugamos um salão em outro hotel (Hotel Azalai), com capacidade para 250 pessoas.
Na visita ao hotel aconteceu uma coisa interessante. De repente, me vejo sentado no restaurante do Hotel Azalai, almoçando como "convidado da casa", só porque, momentos antes, na saída, eu abri a boca para perguntar "para que lado era a Igreja Evangélica Central de Bissau"? Nisso, a irmã da foto, ao ouvir o nome igreja evangélica, disse: "Eu sou de lá". Era a irmã Justina, que trabalha no hotel e naquele fim de semana estava na gerência geral. Perguntei se ela conhecia o pastor Avinito, que faz parte do presbitério, com quem eu deveria me encontrar. Ela disse que sim. Sentamos para conversar, e aí eu falei do motivo que me trazia ali no hotel. Fui lá tratar dos detalhes da 2a. Conferência Fiel em Guiné-Bissau. Depois de muitos minutos de boa conversa entre irmãos, ela me chama para almoçar como convidado da casa. Nosso Deus não é maravilhoso?
No domingo (dia 02/07), pela manhã, estive visitando a Igreja Evangélica Central de Guiné Bissau. Já tinha ouvido falar dessa igreja através da irmã Margarida, uma missionária que já viveu muitos anos em Guiné.
Pude participar do culto com os irmãos ali. Um povo animado louvando ao Senhor. Essa é uma característica do povo de Guiné-Bissau.
O pastor convidado para pregar a palavra era um brasileiro, Pr Elcias Martins, de Recife, da Igreja Batista em Casa Amarela, que mantém protocolos de ajuda à esta igreja em Bissau. Bom pregador, boa mensagem em Mateus 5.8. Fui convidado para dar uma palavra de saudação a igreja. Quando falei que era representante do Ministério Fiel, ouço o pastor comentar: "Que benção! A Fiel chegou em Guiné Bissau".

Depois do culto tivemos uma rápida reunião. Eu, o pastor Avinito, e o pastor titular da igreja, José Augusto. Expliquei um pouco sobre o trabalho da Fiel, e os convidei para participar da segunda conferência. Esse foi um tempo especial, onde pude ver com quão grande expectativa o trabalho da Fiel tem sido recebido em Bissau.

Dali, o Pr José Augusto, que acabara de me conhecer, convidou-me para almoçar na sua casa. Tempo abençoado de partilha, juntamente com sua família e outros missionários brasileiros que vivem em Guiné Bissau. Na foto ao lado, o Pr José Augusto está na extremidade direita e sua esposa à esquerda. Junto ao Pr Augusto está o Pr Elcias. Os demais são missionários (clique na foto para ampliar).
Na segunda-feira, tivemos uma reunião com um grupo de líderes locais para tratar de alguns detalhes da organização. Estavam presentes o Pr Miguel Indibe, o Pr Nelson Costa, da Assembleia de Deus, o irmão Sabino, da Igreja Presbiteriana e a missionária Adriana, da JMM.
Ainda fiquei os dias de segunda a quarta-feira, onde pude visitar as instalações do STEB - Seminário Teológico. Também visitei um grupo de mulheres guineenses que compõem uma equipe de cozinha, liderada por uma missionária brasileira, para tratarmos da possibilidade de servir as refeições durante a Conferência. Depois, visitei a livraria Sperança (está escrito em crioulo) para entregar os livros da Fiel, bíblias e dicionários que trouxe na bagagem.
Como estive hospedado na sede da Missão Evangélica, que fica num bairro bem central, as vezes tirava alguns momentos para vislumbrar a cena cotidiana. A foto ao lado retrata algo que é bem comum para as mulheres giuneenses, mas que sempre nos chama a atenção. Partilhei este texto no Facebook:
A realidade pode mudar totalmente os conceitos. Aqui em Guiné, sair para comprar algum suprimento para a casa e levar as crianças pequenas, certamente será bem diferente do que aquilo que você considere normal para a mesma tarefa..." 
Enfim, estar em Bissau é sempre uma grande experiência. Agradeço a Deus por me conceder esta benção de poder partilhar boas novas com o povo de Guiné.