Chegamos!

Graças ao nosso bom Deus, fizemos uma viagem tranquila, apesar da pequena tensão pelo fato de esta ter sido a primeira viagem de avião dos nossos filhos. Eles se portaram muito bem. O pequeno Vinícius rapidamente aprendeu a colocar e tirar o cinto. Sentia-se como o próprio piloto…

Saímos do Brasil às 17h40 do dia 23/01/2012. Fomos surpreendidos por um grupo de irmãos da nossa amada Igreja Batista no Parque Industrial que foi se despedir da nossa família no Aeroporto de Guarulhos. Chegamos às 5h40 da manhã do dia 24, numa Lisboa gelada de 6ºC com sensação de 3ºC, na esperança de que o sol aparecesse às 6h, como no Brasil. Porém, nesses dias de inverno, ele só aparece por volta de 7h ou 8h. A sensação de sair do avião gelado e entrar em outro ambiente mais frio ainda foi muito estranha… Mas nada que uns bons casacos não resolvessem.

Sentimos o cuidado do Senhor nosso Deus ao nos livrar de algumas situações que poderiam nos atrapalhar na chegada. A passagem pela imigração é geralmente tensa, mas se torna ainda mais quando o agente pede documentos que você não tem… Depois de repassar as explicações recebidas do Consulado no Brasil (aquele documento a gente provavelmente desconhecia), sob alguns resmungos de protestos, ele carimba nosso passaporte e nos permite entrar (que alívio!).

Outra situação são as malas. Graças a Deus nenhuma delas se extraviou. Outra situação: a passagem pela alfândega. Já vi pessoas serem interrogadas sobre o conteúdo de suas malas e serem solicitadas a abrirem as mesmas, provocando aquele constrangimento para rearranjar as coisas. No nosso caso então, com 10 volumes grandes, seria não só um constrangimento, como também um caos tentar arrumar as malas que levamos mais de uma semana para organizar. O agente da alfândega nos perguntou de onde viemos. Eu disse que estávamos de mudança, o que explicava aquele grande volume. Ele então abriu um sorriso e nos deu as boas vindas e nos deixou passar! Louvado seja o Senhor! Estavam a nossa espera o irmão Pr. Paulo Mussi e sua esposa Cláudia. Pouco depois chegou o Pr. José Rodrigues e Elisa com a “carrinha” (van), grande o suficiente para nossas malas.

Estamos alojados no apartamento pastoral da Igreja Evangélica Baptista de Mem-Martins, a qual é pastoreada pelo amigo e colaborador da Fiel, Pr. Mário Jorge. Esse cuidado da igreja tem sido fundamental, pois tem nos dado tranquilidade para procurarmos nossa morada definitiva. No domingo dia 29/01/2012, tivemos a oportunidade de estar no culto agradecendo publicamente aos irmãos por tão preciosa ajuda.

Nossos primeiros dias aqui têm sido bastante intensos. Temos cuidado das questões relativas ao visto e ao reagrupamento familiar. Conseguimos marcar nossa entrevista junto ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para o dia 14/02. Já começamos a procurar nossa casa. Esperamos um pouco para ver como seria a adaptação das crianças junto aos jovens da Igreja Evangélica do Alto do Moinho, que é pastoreada por outro amigo e colaborador, Pr. José Rodrigues. Pela graça do Senhor, a adaptação está sendo rápida, o que nos deu a confirmação de que deveríamos procurar uma morada nos arredores dessa igreja. Temos sido tratados como verdadeiros filhos pelo Pr. José Rodrigues e por sua esposa Elisa. O casal tem demonstrado grande amor por nós e tem nos apoiado nas questões mais importantes, emprestando seu nome e endereço, sendo nosso tutor e avalista. Não sei como estaríamos sem essa ajuda, mas sei que seria muito difícil. Damos graças a Deus pela instrumentalidade que Ele tem dado ao casal José Rodrigues e Elisa em nos receber com tanto carinho e com ações práticas que estão nos ajudando muito nestes momentos iniciais.

Há outras pessoas importantes nesse processo, como é o caso do casal de missionários brasileiros Paulo Mussi e Cláudia, que também tem nos oferecido ajuda e amor, além informações úteis de suas próprias experiências como estrangeiros aqui. Agradecemos a Deus pela vida deles também.

Irmãos, agradecemos pelas orações de todos vocês. Sabemos que suas intercessões têm nos ajudado nestes primeiros capítulos de nossa história aqui. Pedimos que continuem orando por nós. Há ainda muitos detalhes que precisam ser resolvidos. Estamos recomeçando nossa vida, desta vez, em outro país. Não será fácil montar uma casa novamente. Há ainda a questão da escola das crianças e outras questões que ainda nem conhecemos… Mas em todas as coisas temos agradecido ao Senhor, pois Ele tem nos abençoado com toda sorte de bênçãos. Sabemos que não estamos sós, pois ao nos comissionar, providenciou um corpo para cuidar de nós.

Louvado seja Deus pela sua vida. Muito obrigado por tudo.
Em breve postaremos mais notícias e informações.