Conferência Fiel em Guiné-Bissau - África (4a. Edição)

Quase não aconteceu! Mas graças a Deus, foi possível realizar mais uma Conferência Teológica em Bissau, capital da Guiné-Bissau. Este ano fizemos um encontro um pouco mais reduzido, de apenas 2 dias, numa tentativa de diminuir o volume das despesas. Estiveram presentes os palestrantes Samuel Quimputo, pastor auxiliar na 3ª Igreja Baptista de Lisboa e Maurício Andrade, pastor da 1ª Igreja Batista Bíblica no Rio de Janeiro. O tema proposto foi "O Grande Deus - Acima de todos os Deuses", bastante pertinente, tendo em vista a confusão que se faz em torno das crenças no contexto africano e da necessidade de afirmar a verdade absoluta que somente o Deus da Bíblia é o verdadeiro e único Deus, acima de qualquer coisa que se auto proclame, ou que seja proclamada como deus.

O local inicialmente designado seria o mesmo salão que usamos no ano anterior, o salão do Hotel Azalai, que tem capacidade para 250 pessoas. Porém, quando faltava menos de um mês para a data da Conferência, recebemos um comunicado do hotel a dizer que o salão não estaria mais disponível, tendo em vista que o Governo havia solicitado o espaço para ser utilizado como base de apoio para a realização das Eleições, que aconteceu no dia 24 de novembro. A nossa conferência aconteceu nos dias 22 e 23.
Diante disso, fomos obrigados a alugar o salão do Hotel Bassamar, que foi o espaço utilizado para a realização da primeira Conferência em Bissau. O espaço tem capacidade para apenas 150 lugares, que ficaram totalmente preenchidos!
Para acrescentar ainda mais um ponto de dificuldade, começamos a ouvir rumores de que o clima no país estava tenso! A certa altura, o presidente do país decidiu nomear outro Primeiro Ministro, já que ele não reconhecia o que estava no posto. Dessa forma, a Guiné passou a ter dois primeiros ministros! Isso gerou uma movimentação na CEDEAO, que é a Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental, que repudiou o cenário de confusão política, fazendo com que o presidente voltasse atrás na sua decisão. Haviam também rumores de envio de tropas para garantir a segurança das eleições, fator que gerou novos focos de tensão. No final, não foram enviadas tropas nenhumas e as eleições decorreram num clima de absoluta tranquilidade e paz. O nosso Deus (que é acima de todos os Deuses) ouviu a atendeu as nossas orações!
A Conferência aconteceu sem grandes problemas, a Palavra do Senhor foi pregada, o povo compareceu, louvou ao Senhor e ouviu verdades fundamentais para a edificação da Igreja do Senhor nesta terra tão carente do oeste africano. Tivemos uma grande e bem diversificada livraria, já que este ano, e pela primeira vez, conseguimos enviar uma quantidade significativa de livros por navio, através de um transitário aqui em Lisboa. Com o volume de livros que sobrou da Conferência, a Livraria Sperança, organizada pela missionária Adriana Justino, ficou bem abastecida para mais um ano (o nome da livraria está em Crioulo, a língua do povo).
Agradecemos pelo apoio que recebemos dos missionários Felipe e Adriana, que cuidaram de áreas fundamentais para a realização da Conferência, e também dos pastor local Miguel Indibe, que desde o começo tem nos apoiado nessa iniciativa. Agradecemos também pelo apoio fundamental do Ministério "Anchored In the Truth" (Ancorados na Verdade), da Igreja Grace Life Church of the Shoals (Estados Unidos), que suportou financeiramente minha passagem e o envio dos livros para Bissau.
No Domingo após a Conferência, ainda tive o privilégio e pregar a Palavra do Senhor na Igreja Evangélica em Santa Luzia. Não é a primeira vez, mas a experiência é sempre marcante. Louvado seja o Senhor!


Igreja onde tive a oportunidade de pregar, no domingo a seguir à Conferência