Ao constatar que não havia mais espaço para guardar os livros em nosso "depósito", decidimos que era chegada a hora de aumentar. Fizemos os planos para aproveitar os dias de férias escolares na semana anterior ao Natal de 2016. Fizemos contatos com alguns irmãos sobre os nossos planos e, depois de receber a confirmação de alguns deles, começamos os trabalhos.
A palavra depósito foi colocada anteriormente entre aspas, porque, na verdade, nós usamos a garagem de nossa casa para o efeito. Essa foi uma das premissas que nos fizeram mudar para esta casa: uma garagem grande, aberta para a rua e sem problemas de humidade, tão comum nesta terra de Portugal.
Eu poderia ter contratado uma empresa para realizar a tal ampliação, porém, uma obra, por pequena que seja como essa, tiraria do nosso caixa uma quantia considerável de dinheiro. Aqui em Portugal, o trabalho que exige alguma habilidade manual costuma ser extremamente caro.
É nessa hora que eu agradeço a Deus pelos inúmeros trabalhos que tive em minha adolescência e juventude, como menino pobre que precisava trabalhar para ajudar em casa. Nesta fase, aprendi a desenvolver uma série de habilidades que hoje me são úteis e ajudam a economizar alguns trocados, além de dar prazer em realizar algo fora das atividades do cotidiano.
Cada um de nós tem um "hobby". O meu é consertar algumas coisas, e fazer outras, especialmente os trabalhos com madeira. Considero um ofício nobre e que traz grande satisfação: transformar madeiras, algumas vezes descartadas, em algo útil e bonito.
Foi assim com a cerca do nosso quintal, onde fiz o aproveitamento de madeiras de pallets (vou tratar deste assunto em outro post).
Abaixo, coloco o vídeo que produzi naqueles dias antes de Natal, desde o início dos trabalhos até o resultado final.
Agradeço aos irmãos que nos ajudaram, entre os quais destaco: Pr. Paulo Mussi, missionário brasileiro que serve no IBP - Instituto Bíblico Português e também auxilia no ministério da Igreja Baptista de Cascais. Obreiro Paulo Albery, outro brasileiro que ajuda no ministério da Igreja de Belas. O jovem Diogo, da Igreja Baptista do Miratejo e o Seminarista Rui Ribeiro, que está no último ano do Seminário Baptista de Queluz. Nesta lista ainda devem constar os membros da família, que ajudaram direta e indiretamente na execução dos trabalhos.
A todos nós agradecemos e desejamos que Deus continue a abençoar a vida e ministério de cada um.
A Deus seja dada toda a Glória!