RC Sproul em frente ao quadro com o tema em latim |
Entre os dias 19 a 21 de fevereiro de 2015 aconteceu a Conferência Ligonier, em Orlando, Florida, EUA, cujo tema foi “After Darkness, Light” (depois das trevas, luz). Vários preletores trataram do assunto, entre os quais destaco Kevin DeYoung, Alistar Begg, Sinclair Ferguson, Steven Lawson, R.C. Sproul Jr e seu pai, o fundador do Ministério Ligonier, R.C. Sproul.
Neste ano o local da conferência foi o Resort Disney Colorado Springs, que é um centro de convenções que fica dentro do complexo da Disney. Sim, nem só de parques de diversões vive o “Magic Kingdom”, pelo que foi interessante observar, entre os corredores, ao redor do centro de convenções, várias famílias com seus filhos, grande parte com o chapéu de orelhas do rato famoso, misturados com os congressistas.
O local impressiona pela grandiosidade e beleza. Grandes espaços com várias salas, todas muito altas e confortáveis, além do grande salão, onde estima-se, estavam presentes cerca de 4.500 pessoas.
Além da Conferência em si, havia um salão paralelo onde estavam instalados a livraria e vários estandes de ministérios parceiros, entre os quais estava o do Ministério Fiel, com o MAP - Ministério Adote um Pastor.
Foi aí nesse estande que eu, 'participante de primeira viagem’, dividi minha participação com o coordenador do MAP, Kevin Miller e sua esposa Edinéia. Nossa participação consistiu em fazer mais conhecido dos congressistas, o programa de adoção de pastores, seminaristas e líderes. Muitos dos que ali participaram, estavam pela primeira vez, conforme foi percebido quando, numa das sessões iniciais, foi pedido que levantassem a mão.
Apesar de não ter podido ouvir todas as palestras, fui tremendamente abençoado por aquelas que pude sentar e ouvir. O assunto foi tratado de forma altamente qualificada, e a maneira como os preletores expunham as Escrituras, me fez sentir um certo “frescor" da ação do grande Deus em nossos dias. Algo como que um alívio, a dizer: “Deus continua agindo, trabalhando no meio do seu povo, falando através de homens capacitados, de forma clara, bíblica e desafiadora”. Louvado seja o Senhor!
O estande do MAP foi muito bem visitado. Pude conversar com várias pessoas que por ali passaram, explicando como funciona o processo de adoção. A grande maioria demonstrava bastante interesse nos detalhes, visto que não conheciam nada, ou muito pouco, sobre os países de fala portuguesa ao redor do mundo e sobre a atuação do Ministério Fiel nestes países. Muitos chegavam mesmo a se surpreender quando viam no mapa (que colocamos no estande), os oito países destacados.
Tiago Santos, eu e Kevin Milard em frente ao estande do MAP |
Mas foi notável como as visitas aumentaram depois que Tiago Santos, editor da Fiel, e um dos coordenadores do Seminário Martin Bucer, deu uma palavra na plenária sobre a parceria que aconteceu entre os ministérios Ligonier e Fiel durante a última Copa do Mundo, no Brasil, onde cerca de 140 mil livros foram distribuídos nas cidades-sede dos jogos do Mundial. Na verdade foi uma entrevista, onde Tiago respondia com bastante firmeza. clareza e exatidão sobre o que aconteceu em 2014 e sobre as possibilidades de nova parceria para os Jogos Olímpicos de 2016. No começo da entrevista, foi projetado um pequeno vídeo-documentário, produzido (e bem produzido) pelo próprio Ligonier, que enviou uma equipe ao Brasil para documentar o que acontecera naqueles dias.
Esse foi um daqueles momentos que ficam marcados em nossa mente e coração. Ver o trabalho do Ministério Fiel projetado em gigantescos telões para uma audiência de alguns milhares de americanos, na maioria entusiasmados com as informações do trabalho realizado e com a incrível possibilidade de aumentar o número de livros de 140 mil, para 1 milhão, a serem distribuídos nos próximos Jogos Olímpicos!
Nossa oração é que aqueles que passaram pelo estande e apanharam um folheto do MAP, possam decidir por adotar um pastor e abençoar suas vidas, sendo dessa forma, abençoados também.
Agradeço a Deus pelo privilégio que tive de participar de um evento tão importante como esse.
Finalizo com as palavras do salmista: “Bendito seja Deus que não rejeitou a minha oração nem afastou de mim a sua benignidade” (Salmos 66.20).
Edvanio Silva
Missionário em Portugal