Conferências Missionárias Alabama e Mississipi - USA

Recebemos com alegria o convite para participar da Conferência Missionária organizada pelo Ministério AIT - Anchored In the Truth (Ancorados na Verdade), da Grace Life Church of Shoals (Igreja Grace Life, na cidade de Muscle Shoals, Alabama). Viajamos para lá no dia 18 de fevereiro e fomos recebidos pelo Kevin Millard e sua esposa Edinéia (foto abaixo). O Kevin foi o diretor do MAP - Ministério Adote um Pastor, do Ministério Fiel, nos últimos 12 anos. Agora, numa nova fase do seu ministério, ele está servindo ao AIT como Diretor para os Países de Fala Portuguesa, e isso explica o convite para eu e a Rosilene participarmos dessa Conferência, que acontece todos os anos na Grace Life Church (GLC).

O AIT (Anchored In the Truth) é um ministério da GLC que apoia missionários ao redor do mundo, bem como plantadores de igrejas em vários estados do território americano. Durante aquela semana, tivemos contato com pastores da África do Sul, Áustria, Polônia, Inglaterra (trabalho indiano), Chile e Filipinas, além de vários pastores americanos plantadores de igrejas.

A experiência foi incrivelmente marcante, não só por conhecer a estrutura do AIT, que não fazíamos ideia que existia, e que tem um impacto tão grande e tão alargado em termos geográficos, como também por conhecer a Grace Life of Shoals, uma igreja de porte médio/grande, numa cidade repleta de igrejas, mas que tem desenvolvido um ministério de Igreja Saudável, que tem se replicado em vários estados americanos, numa visão de plantar quantas igrejas bíblicas for possível. Nas palavras do Pr Jeff Noblitt, pastor principal da igreja: "Onde houver uma porta aberta e um homem que busque a verdade bíblica para si e para sua comunidade local, nós vamos fazer todos os esforços para que ali nasça uma igreja bíblica".

Essa foi a primeira vez que visitamos o Sul dos Estados Unidos. Para nós que vivemos no contexto europeu, onde não há igrejas na vista comum, quando se passa de carro, por exemplo, ver tantas igrejas, umas até bem próximas das outras, é uma realidade marcante! Ficamos até a pensar: "Mas tem tanta gente para tanta igreja?". De fato, é chocante a realidade do Sul dos EUA, no que se refere a presença evangélica. Porém, não demora muito e aprendemos que, apesar de haver tantas igrejas, isso não significa que o Verdadeiro Evangelho está sendo pregado. E é aí que, igrejas como a GLC fazem tanta diferença. Nós vimos e sentimos isso quando estávamos em contato com os irmãos. Uma igreja viva!

O Kevin teve uma participação para explicar seu ministério entre os povos de fala portuguesa, e na apresentação dele, o nosso trabalho aqui em Portugal ganhou destaque. Ficamos muito gratos pela menção tão grande e carinhosa! A Conferência aconteceu entre os dias 20 e 23 de fevereiro.

No final de semana seguinte, viajamos para a cidade de Olive Branch, no Mississipi (2 horas de carro aproximadamente), para participar de outra Conferência Missionária, desta vez na Great Comission Church (Igreja Grande Comissão), a convite do Pr Travor Davis. Fomos muito bem recebidos pelos irmãos dessa igreja, que é uma das apoiadoras do ministério AIT. Aliás, chega a ser constrangedor sermos tratados com tanto amor e carinho pelos irmãos.

Na volta ainda tivemos a oportunidade de passar em Memphis para fazer uma visita ao Pr Phil Newton (foto ao lado), da SouthWoods Baptist Church. Além de ser pastor, este irmão é um escritor, tendo alguns dos seus livros já traduzidos para o Português. Ele já foi preletor tanto na Conferência Fiel do Brasil, como em Portugal.

Depois do tempo na região Sul, aproveitamos nossa estadia nos EUA para visitar nossos filhos Josh e Raíssa, na Pensilvânia, mais ao norte. Desde o casamento da Raíssa em Agosto do ano passado, essa foi a primeira vez que vimos nossa filha, agora casada.
Já que estávamos na Pensilvânia, aproveitamos para fazer uma visita aos nossos irmãos Rick e Kimberlie, em Washington DC, no final de semana de 07 e 08 de Março. Naquele fim de semana também estava começando o Weekender, promovido pela Capitol Hill Baptist Church, igreja pastoreada pelo Mark Dever (para saber o que é o Weekender, clique AQUI). Nesta edição do Weekender estavam presentes alguns pastores daqui de Portugal, pelo que minha visita se tornou ainda mais especial, por poder rever alguns dos nossos irmãos portugueses. Outro motivo de grande alegria, é claro, era que os nossos filhos Josh e Raíssa estavam conosco.
Testemunhamos o cuidado do Senhor na vida da Raíssa e de seu marido Josh. Ela está bem adaptada, e o Josh tem trabalhado e cuidado muito bem dela. Foi um tempo tão bom!

É pena que tivemos de abreviar o nosso tempo com eles, devido ao espalhar rápido e assustador do Coronavírus, tanto nos Estados Unidos quanto em Portugal. Como os nossos outros filhos Marina e Vinícius ficaram em casa (em Portugal), a nossa preocupação aumentou, especialmente diante da decretação do Estado de Emergência em Portugal, e da possibilidade de termos o nosso voo cancelado. Aproveitamos que a companhia aérea resolveu praticamente não cobrar as taxas de remarcação dos voos e resolvemos diminuir o tempo nos EUA em uma semana. Fizemos um voo tranquilo na volta, embora tudo estivesse já muito estranho, com o aeroporto já um tanto esvaziado e as pessoas um tanto tensas. Graças a Deus chegamos bem em casa e encontramos os nossos filhos em paz, com saúde, e bem cuidados pelo Michel e pela Juliana, o jovem casal que nos apoiou enquanto estávamos fora, praticamente morando em nossa casa durante aqueles dias.
Recebemos tudo isto com muitas ações de graças ao nosso Deus, pelo tempo de refrigério, algum trabalho, descanso e tantas experiências tão agradáveis, que marcaram a nossa vida como uma grande demonstração do cuidado do nosso Deus para conosco.